Seminario da Favela, lota auditorio da Unisuam

29 de outubro de 2011

A CUFA – Central Única das Favelas realizou hoje, dia 29 de outubro o Seminário “Taça das Favelas”, uma preparação para o campeonato de futebol  entre jovens moradores de favelas  do estado do Rio de Janeiro,  que reuniu representantes das 80 comunidades que participarão do evento, uma competição de futebol de campo entre moradores de comunidades que vai entrar para a história
Nem mesmo o sábado de sol afastou os representantes, que lotaram o auditório da Unisuam, em Bonsucesso.

O  seminário contou com a presença do Secretário de Saúde Sérgio Côrtes, que falou sobre a importância da ação  de mobilização contra  a dengue, que será realizada no dia 12 de novembro em todas as favelas/comunidades participantes. A subsecretária Hellen Miyamoto fez uma apresentação sobre a campanha, e afirmou que as seis favelas que ficarem entre as primeiras colocadas ( sendo 3 femininas e 3 masculinas)  irão receber uma festa como parte de uma ação para autoestima dos jovens.

“Parabenizo a Cufa por essa iniciativa. A Taça das Favelas não é um evento em que quem manda é o dono da bola ou o dono do campo, quem manda é o talento. e a transformação é a maior meta” – disse  o Secretário.

Na ocasião todos foram informados sobre o dia em que participarão do DIPE e  puderam esclarecer suas dúvidas. A professora Cláudia, representando o reitor da Unisuam, Arapuan Motta, falou sobre a participação dos voluntários para o projeto, que até o momento foram quase 800 inscrições. E o professor João Mandarino falou da importância do projeto não só para as comunidades e jovens participantes, como para todos os envolvidos, inclusive a Unisuam.

Para finalizar, o representante da CUFA, Celso Athayde, fez uma explicação e apresentação geral para todos os 460 convidados.   “as favelas tem hoje a oportunidade de recriar uma nova oportunidade para apontar caminhos para os jovens desses territórios “  disse , Celso Athayde

“Foi  um dia histórico para todos. Maria do Carmo, liderança no morro do Borel declarou que a Taça das Favelas não é apenas futebol, e sim agregação de muito conhecimento.

Fiquem ligados! A próxima ação da TAÇA DAS FAVELAS será o Sorteio das Chaves, no dia 04 de novembro – Dia da Favela!

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO SEMINÁRIO:

Professora Claudia Costa – Pró-Reitora da Unisuan, Secretário de Saúde Sérgio Côrtes e Celso Athayde (CUFA)

Secretário Sérgio Côrtes e Celso Athayde

Comunidades participantes atentas as orientações

Representantes das Favelas/Comunidades particpam do seminário

Clique aqui e veja mais fotos! 
Texto: Alessandra Couto

Fotos: Adimilson A. Domingos

Deixe um Comentário